Canal de Denúncia

  • O Externato N. Srª da Apresentação, gerido pela Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família, em cumprimento da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, e do Regime Geral de Prevenção da Corrupção, disponibiliza um Canal de Denúncias para a comunicação de irregularidades e infrações. Este canal permite denunciar práticas de corrupção (como suborno ou fraude), violações de princípios éticos, ou mesmo ocorrências de ilegalidades.

    Garantimos a proteção total dos denunciantes, conforme estipulado pela legislação em vigor. Não será tolerada qualquer forma de retaliação contra quem realize uma denúncia de boa-fé.

    A quem se dirige?

    O Canal de Denúncias destina-se a:

    Trabalhadores;

    Prestadores de serviços;

    Voluntários;

    Estagiários;

    Qualquer pessoa que atue sob a supervisão ou direção do Externato N. Srª da Apresentação.

    Para que serve este canal?

    Este canal é destinado à comunicação de irregularidades e infrações e não, por exemplo, a queixas relativas à qualidade dos serviços prestados.
    Podem ser denunciados:

    Violações éticas e legais;

    Atos de corrupção, como suborno, fraude, abuso de poder ou conflito de interesses;

    Outras práticas ilegais ou contrárias aos princípios éticos da organização.

    De acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, consideram-se infrações os atos ou omissões contrários a normas nacionais ou regras constantes dos atos da União Europeia nos seguintes domínios:

    Contratação pública: Irregularidades em processos de aquisição de bens e serviços;

    Prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo: Práticas que facilitem ou encubram atividades ilícitas;

    Segurança e conformidade dos produtos e serviços prestados: Produtos ou serviços que não cumpram os requisitos legais ou regulamentares;

    Segurança dos transportes: Atos que comprometam a segurança nos transportes terrestres, marítimos ou aéreos;

    Proteção do ambiente: Infrações que causem danos ambientais ou violem normas ambientais;

    Proteção contra radiações e segurança nuclear: Irregularidades relacionadas com radiações ou segurança nuclear;

    Saúde pública: Atos que coloquem em risco a saúde ou segurança da comunidade;

    Defesa do consumidor: Violações dos direitos dos consumidores, incluindo práticas comerciais desleais;

    Proteção da privacidade e dos dados pessoais e segurança da rede e dos sistemas de informação: Incidentes que comprometam a privacidade, proteção de dados ou segurança tecnológica.

    Este canal não se destina a queixas relativas à qualidade dos serviços prestados ou a outros assuntos que não estejam relacionados com infrações éticas ou legais.

    Todas as denúncias serão tratadas com rigor, imparcialidade e sigilo absoluto.

    Posso acompanhar a denúncia?

    Sim. É possível acompanhar o estado do processo decorrente da denúncia e comunicar, de forma sempre anónima, através do site com o código gerado na submissão ou diretamente com o responsável pelo cumprimento normativo.

    Que conteúdo deve ter a denúncia?

    Para que a denúncia seja analisada de forma eficaz, é importante incluir:

    Uma descrição detalhada da situação em causa;

    Identificação dos envolvidos (se possível, nome completo e funções exercidas);

    Data e local da ocorrência;

    Provas que estejam à disposição do denunciante.

    Como proteger a minha identidade?

    Ao anexar documentos, tenha em atenção que estes podem conter informações relativas à identidade do denunciante. Por exemplo, fotografias ou propriedades dos documentos podem revelar a identidade.
    Para maior segurança, recomendamos o envio de documentos em formato PDF.

    Responsável pelo Cumprimento Normativo

    Ana Jesus Marques
    Responsável pelo Canal de Denúncia
    Email: rcn@ensa.pt
    Telefone: 21 914 00 50

    Formas de denúncia

    As denúncias podem ser feitas de duas formas:

    Preenchimento de formulário online e envio de forma anónima (botão abaixo)
    Envio para a morada física:
    Externato Nossa Senhora da Apresentação
    A/c Ana Jesus Marques (confidencial)
    Rua José Relvas n 1
    2735-123 Agualva

    Todas as denúncias serão tratadas com o mais elevado grau de confidencialidade e rigor.