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O Externato N. Srª da Apresentação, gerido pela Congregação das Irmãs Servas da Sagrada Família, em cumprimento da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, e do Regime Geral de Prevenção da Corrupção, disponibiliza um Canal de Denúncias para a comunicação de irregularidades e infrações. Este canal permite denunciar práticas de corrupção (como suborno ou fraude), violações de princípios éticos, ou mesmo ocorrências de ilegalidades.
Garantimos a proteção total dos denunciantes, conforme estipulado pela legislação em vigor. Não será tolerada qualquer forma de retaliação contra quem realize uma denúncia de boa-fé.
A quem se dirige?
O Canal de Denúncias destina-se a:
Trabalhadores;
Prestadores de serviços;
Voluntários;
Estagiários;
Qualquer pessoa que atue sob a supervisão ou direção do Externato N. Srª da Apresentação.
Para que serve este canal?
Este canal é destinado à comunicação de irregularidades e infrações e não, por exemplo, a queixas relativas à qualidade dos serviços prestados.
Podem ser denunciados:Violações éticas e legais;
Atos de corrupção, como suborno, fraude, abuso de poder ou conflito de interesses;
Outras práticas ilegais ou contrárias aos princípios éticos da organização.
De acordo com a Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro, consideram-se infrações os atos ou omissões contrários a normas nacionais ou regras constantes dos atos da União Europeia nos seguintes domínios:
Contratação pública: Irregularidades em processos de aquisição de bens e serviços;
Prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo: Práticas que facilitem ou encubram atividades ilícitas;
Segurança e conformidade dos produtos e serviços prestados: Produtos ou serviços que não cumpram os requisitos legais ou regulamentares;
Segurança dos transportes: Atos que comprometam a segurança nos transportes terrestres, marítimos ou aéreos;
Proteção do ambiente: Infrações que causem danos ambientais ou violem normas ambientais;
Proteção contra radiações e segurança nuclear: Irregularidades relacionadas com radiações ou segurança nuclear;
Saúde pública: Atos que coloquem em risco a saúde ou segurança da comunidade;
Defesa do consumidor: Violações dos direitos dos consumidores, incluindo práticas comerciais desleais;
Proteção da privacidade e dos dados pessoais e segurança da rede e dos sistemas de informação: Incidentes que comprometam a privacidade, proteção de dados ou segurança tecnológica.
Este canal não se destina a queixas relativas à qualidade dos serviços prestados ou a outros assuntos que não estejam relacionados com infrações éticas ou legais.
Todas as denúncias serão tratadas com rigor, imparcialidade e sigilo absoluto.
Posso acompanhar a denúncia?
Sim. É possível acompanhar o estado do processo decorrente da denúncia e comunicar, de forma sempre anónima, através do site com o código gerado na submissão ou diretamente com o responsável pelo cumprimento normativo.
Que conteúdo deve ter a denúncia?
Para que a denúncia seja analisada de forma eficaz, é importante incluir:
Uma descrição detalhada da situação em causa;
Identificação dos envolvidos (se possível, nome completo e funções exercidas);
Data e local da ocorrência;
Provas que estejam à disposição do denunciante.
Como proteger a minha identidade?
Ao anexar documentos, tenha em atenção que estes podem conter informações relativas à identidade do denunciante. Por exemplo, fotografias ou propriedades dos documentos podem revelar a identidade.
Para maior segurança, recomendamos o envio de documentos em formato PDF.Responsável pelo Cumprimento Normativo
Ana Jesus Marques
Responsável pelo Canal de Denúncia
Email: rcn@ensa.pt
Telefone: 21 914 00 50Formas de denúncia
As denúncias podem ser feitas de duas formas:
Preenchimento de formulário online e envio de forma anónima (botão abaixo)
Envio para a morada física:
Externato Nossa Senhora da Apresentação
A/c Ana Jesus Marques (confidencial)
Rua José Relvas n 1
2735-123 AgualvaTodas as denúncias serão tratadas com o mais elevado grau de confidencialidade e rigor.